Keblinger

Fórum estuda futuro de Brotas

| quinta-feira, 16 de maio de 2013

O Fórum Brotas +20 teve sua cerimônia de abertura realizada na quarta, dia 15, nas dependências do Espaço Cultural Cine São José, com as presenças de autoridades municipais e estaduais


O evento contou com a presença de secretários e diretores de turismo de cidades da região, prefeitos Paulo Padanosque de Arealva e Chico Telles de Dois Córregos, além de técnicos em turismo e membros do Trade Turístico de Brotas e todos ouviram atenciosamente os pronunciamentos das autoridades; o primeiro a discursar foi o Presidente do legislativo Brotense Eduardo Esteves que abordou a satisfação de Brotas em celebrar os 20 anos de implantação do turismo, além de exaltar a presença do deputado João Caramez no evento. Em seguida, Maurício Juvenal, representando o Secretário de Estado do Turismo, elogiou a iniciativa da realização do Fórum, como também toda a infraestrutura turística que Brotas dispõe na atualidade.

Assumiu a palavra o Prefeito Du Barreto, que proferiu palestra sobre o contexto histórico dos 20 anos de implantação do turismo sustentável em Brotas. Descreveu uma série de ações feitas desde o ano de 1993, citou personalidades da cidade que muito contribuíram para a implantação do turismo em Brotas, bem como mostrou uma série de benfeitorias realizadas na cidade em decorrência do turismo, como Estação Rodoviária, Centro Cultural, Rampa, Restauração e Ponte Estaiada no Parque dos Saltos, Criação do Plano Diretor, Corpo de Bombeiros, Portal, entre outras. Du Barreto também apresentou aos convidados documentos importantes que ajudaram a impulsionar o turismo, como a Revista lançada pela Paraíso Bioenergia “Brotas é Vida”, Projeto Turístico de Brotas em 1993, Estudos Turísticos feitos pela USP, surgimento da primeira Agência de Turismo e também exaltou realizações ambientais que auxiliaram para o sucesso que Brotas desfruta nesta área. Ao final, Du Barreto lembrou a luta da cidade para se tornar Estância e anunciou verbas de 2013 para o Turismo: R$ 400 mil do deputado federal Milton Monti para Portal no Bairro do Patrimônio e R$ 300 mil do deputado estadual Celino Cardoso para construção de calçadão turístico.


Depois de Du Barreto, fez uso da palavra o Presidente da ABROTUR, Fernando Turce, que discorreu sobre as atividades da Entidade, que representa os empresários do setor em Brotas. Fernando elogiou a parceria com o Poder Público para o fornecimento de infraestrutura necessária para as empresas desenvolverem seus respectivos negócios na cidade.


Por fim, o Deputado João Caramez fez seu discurso abordando, entre outros tópicos, a importância econômica do turismo para o Estado de São Paulo, com dados que reforçam a intensa movimentação de recursos em torno do turismo. Caramez falou também da injustiça com Brotas por ainda não ser Estância. Segundo o deputado, Brotas possui todas as características e cumpre todas as exigências para ser Estância e no final elogiou a conduta do Prefeito Du Barreto, como um político que sempre acreditou no potencial de sua cidade e, em apenas cinco meses de seu novo governo, já tomou decisão de propor discussões sobre o futuro da cidade neste ramo de desenvolvimento. Caramez, como coordenador da FREMITUR, afirmou que não vai medir esforços para trabalhar por Brotas tornar-se Estância Turística.

Fizeram parte da Mesa de Honra o Prefeito de Brotas Du Barreto, Vice Prefeito Leandro Corrêa, Presidente da Câmara Municipal Eduardo Esteves, Secretário Municipal de Turismo Antonio Carlos Thobias Júnior, Presidente do COMTUR Alexandre Laranjeira, Presidente da ABROTUR Fernando Turce, Diretor de Desenvolvimento da Companhia Paulista de Turismo e Eventos CPTUR Maurício Juvenal, que neste ato representou o Secretário de Estado de Turismo Cláudio Valverde, Vice Presidente da UVESP – União dos Vereadores do Estado de São Paulo Gianpaulo Baptista, Thiago Rochitti Prefeito de Torrinha e Presidente da AMCESP – Associação dos Municípios do Centro do Estado de São Paulo e João Caramez, Deputado Estadual e Coordenador da FREMITUR – Frente Parlamentar de Apoio aos Municípios de Interesse Turístico.

O Fórum seguiu na quinta e sexta com oficinas temáticas coordenadas pelos funcionários da secretaria municipal de Turismo, em que foram discutidos importantes tópicos para o planejamento do turismo sustentável no município. Todas as oficinas foram abertas para participação de todos os interessados, que, democraticamente, puderam opinar sobre as questões apresentadas.

Assessoria de Comunicação
 

Copyright © 2010 Du Barreto