Keblinger

Brotas encanta com 174 anos de história

| segunda-feira, 6 de maio de 2013

“A terra que encanta com seu verde, selvagem e gentil. A  areia que canta onde brotam, as águas do rio. Os pássaros que descem e se aproximam, sem medo de nós...” Os versos da canção Tema de Brotas, de autoria de Roberto Canuto, traduzem de maneira clara a essência desta bela cidade que completa 174 anos hoje.  Um município que carrega em sua história muitas lutas, vitórias, amizades, amores e nobres filhos. Uma grande família!

Para o prefeito Du Barreto “Este aniversário marca, positivamente, a volta da prefeitura e da cidade aos princípios administrativos, pois há exatamente um ano saiu a cassação de uma administração, significando um período negro na história da cidade. Neste aniversário de 174 anos, Brotas celebra seu retorno à sua história de dignidade.”

Um dos fatores marcantes deste aniversário está ligado à economia municipal, pois faz 20 anos que o Turismo foi implantado na cidade que, atualmente,  é reconhecida como a Capital do Esporte de Aventura. O segmento gera em torno de 3 mil empregos diretos e indiretos. Para Du Barreto “estas duas décadas foram extremamente positivas,  pois além da geração de empregos, devido ao Turismo, a infraestrutura da cidade melhorou a qualidade de vida da população.”

Para os desafios futuros, Du Barreto relaciona que deve haver equilíbrio em todos os segmentos municipais e “buscar desenvolvimento econômico, social e ambiental de Brotas.” O prefeito cita algumas melhorias que pretende desenvolver. Na empregabilidade, visa a implantação de um Distrito Industrial; na moradia, novo plano habitacional digno; na saúde, construção de novas unidades de atendimento; na educação, oferecer a formação ao cidadão pautada no conhecimento e nos valores éticos do ser humano e no turismo a implantação de novas leis para regulamentação do setor.


Homenagem de um turista

O músico Roberto Canuto, quando visitou Brotas pela primeira vez em 2008, ficou encantado com a cidade  e resolveu homenageá-la com a canção Tema de Brotas, que neste ano ficou em décimo lugar no Site Clube dos Compositores do Brasil. “Adoro cidades pequenas, onde se pode ter uma certa paz, onde as pessoas lhe cumprimentam sem medo, sem lhe conhecer. Brotas, além de tudo isso, tem essa peculiaridade de ter toda essa água atravessando a cidade, numa sequência maravilhosa de quedas bem no centro da cidade (todo centro de cidade é extremamente urbano e aí não. O que também é peculiar é que a cidade, que um dia foi um polo de plantação de café, hoje vive da natureza e do esporte, mais do que tudo.”

“A terra que encanta com seu verde
Selvagem e gentil
A areia que canta onde brotam
As águas do rio
Os pássaros que descem e se aproximam
Sem medo de nós

Sinto que o mundo só gira
Se descer as corredeiras
Se flutuar no “Pepira”
Banhar-me nas cachoeiras

O vento que esculpe o silêncio
Com folhas ao léu
A chuva que reveza com o bom tempo
Colorindo o céu
Os animais do sítio e da fazenda
Convivem em paz

Sinto o mundo mudado
Se cavalgo na campina
Onde o café foi plantado
E hoje a esperança germina

A gente humilde e simples que descobre
O “bem natural”
A água que nas quedas nos ensina
A vencer o mal
A mata que resiste num estado
De cinza e de breu

Brotas da paz de viver
Rota da minha emoção
O rio da vida me leva pra tanto lugar
Brotas do meu coração
A capital do prazer
Qual correnteza a saudade me faz regressar.”

Comemorações

A celebração do aniversário de Brotas começou nesta quarta-feira (1) com a tradicional Missa e o Desfile de Cavaleiros, que trouxe comitivas de todo Brasil, com belos animais, entre bois, cavalos e búfalos.

Em relação à Festa de Santa Cruz, o Governo Municipal, democraticamente, ouviu sugestões e implantou uma série de inovações. A principal delas é a montagem da Arena Cultural: espaço coberto, com dois palcos para as variadas apresentações musicais em um ambiente mais confortável e acolhedor. Neste local se apresentam artistas de Brotas e de outras cidades da região, com repertório variado: sertanejo, rock, MPB e samba. Neste ano, a Administração Municipal, responsável pela parte artística e estrutural da Festa, decidiu prestigiar os artistas de nossa terra, por isso, a maioria das apresentações é de bandas e cantores de Brotas; ainda há shows de hoje a domingo e nas noites de09 a 12 de maio, com inicio a partir das 20h.

Outro destaque é o resgate das apresentações das Bandas de Coreto, com a participação em cinco noites da Banda da Associação Musical de Dois Córregos. Outra inovação é a cobertura do barracão da Festa: saem as tradicionais e desgastadas telhas de zinco para darem lugar às tendas brancas de lona.
Hoje, a partir das 9h na Avenida Rodolpho Guimarães, a Secretaria Municipal de Educação convida toda população para prestigiar o Desfile Cívico, com a participação de todas as escolas da cidade. O tema dos desfiles deste ano é relacionado aos princípios do bom comportamento do ser humano: “Honestidade Gera Honestidade”. “Vamos mostrar os valores da boa educação, o fato da ética humana para a produção daquilo que é o bem e a importância de ser honesto consigo mesmo e com os outros”, explica o Prefeito Du Barreto. Participam da festa  as Bandas Cecília Meireles (São Carlos), Liceu Noroeste (Bauru), Colégio Puríssimo (Rio Claro) e as Fanfarras de Santa Maria da Serra e Municipal de Brotas.
 

Copyright © 2010 Du Barreto