Keblinger

Brotas terá sua ETE ampliada em obra com investimento estadual de R$ 4,9 milhões

| sexta-feira, 5 de julho de 2013
A cidade de Brotas receberá investimento do Governo do Estado na ordem de R$ 4.942.369,00 para modernização da Estação de Tratamento de Esgoto. A entrega do Projeto foi feita na semana passada, com a presença do Secretário de Estado de Saneamento Edson Giriboni, diretor do DAEE Lupercio Ziroldo Antonio, do Vice Prefeito Leandro Corrêa (neste ato representando o Prefeito Du Barreto) e do Diretor Presidente do SAAEB Carlos Mauro de Andrade, em que as autoridades brotenses receberam a confirmação da liberação do recurso.

A Estação de Tratamento de Esgoto de Brotas fica localizada em Estrada Rural pertencente ao Bairro Lagoa Dourada e há muito tempo necessita de uma readequação para atender à demanda de toda a cidade. Atualmente ela trabalha no sistema anaeróbico (australiano) e com três lagoas, mais uma lagoa facultativa. Pelo novo projeto a ser desenvolvido, a ETE vai passar a trabalhar no sistema aeróbico, sendo a lagoa que hoje é facultativa será transformada em duas lagoas de decantação e uma de descarte de lodo. Também serão instalados motores aeradores, que irão auxiliar no processo de tratamento de forma mais rápida e eficiente. A capacidade de tratamento vai aumentar de 180 metros cúbicos por hora para 280 metros cúbicos por hora e seu tempo de uso também aumentará por mais 20 anos.

Os recursos desta obra serão exclusivamente do Governo do Estado, ou seja, sem contrapartida da Prefeitura e foram liberados através do Programa Água Limpa da Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos. O Programa Água Limpa é uma ação conjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, por intermédio do DAEE e Secretaria Estadual de Saúde em parceria com municípios de até 50 mil habitantes não atendidos pela SABESP e visa construir ou modernizar Estações de Tratamento de Esgoto com o objetivo de despejar água tratada novamente nos rios, sem agredir a flora e a fauna, protegendo o meio ambiente e os mananciais, além de trazer saúde pública para a população.



O Projeto para Brotas estava paralisado desde o ano passado; o novo Governo Municipal retomou as ações e conseguiu viabilizar esta grandiosa obra, graças aos esforços do Prefeito Du Barreto, do Diretor Presidente do SAAEB Carlos Mauro Andrade e do engenheiro Julio Lorenção Neto. Toda documentação do projeto para a reforma de modernização já tinha sido feita e ficou paralisada sem ser enviada à Secretaria de Recursos Hídricos. Toda a responsabilidade da obra é da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, cabendo ao órgão estadual proceder a contratação da Empresa que irá executar todo o serviço.

Neilton Esteves
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Brotas


 

Copyright © 2010 Du Barreto