Keblinger

Secretário de Turismo vem a Brotas e afirma que a cidade se tornará Estância

| terça-feira, 9 de julho de 2013
Aconteceu em Brotas nos dias 27 e 28 de junho o 3º Encontro dos Agentes Públicos dos Municípios de Interesse Turístico do Estado, com a participação de 98 cidades que enviaram seus representantes, entre Secretários de Turismo, Prefeitos e Vereadores. O auditório do Cine São José esteve lotado nos dias do evento.

O encontro foi organizado pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo, com apoio da Secretaria de Turismo, do Desenvolve SP, Frente Parlamentar dos Municípios de Interesse Turístico e teve como principal objetivo nortear os municípios com potencial turístico para que comecem a se preparar para o novo modelo de “Lei das Estâncias”. 

Para o Prefeito Du Barreto é muito importante para Brotas sediar um evento desta magnitude, pois ratifica a posição da cidade em receber o título de Estância Turística. Em 2013, Du Barreto vem participando de vários eventos deste segmento, sempre fazendo contatos e proferindo discursos em defesa de toda estrutura de Brotas, como um importante e consagrado destino turístico no Estado. A luta para transformar Brotas em Estância dura muitos anos, tendo atuações primordiais o Vice Prefeito Leandro Corrêa, empresários do setor ligados ao COMTUR e ABROTUR, como também a Câmara Municipal. Brotas nunca esteve tão perto de atingir seu objetivo como na atualidade, já que o Chefe do Executivo brotense recebeu a confirmação de que nossa cidade irá ser alçada a Estância, com mais outras duas, aumentando assim de 67 para 70 as cidades Estâncias no Estado; este comunicado foi feito pelo Secretário de Estado do Turismo Cláudio Valverde na cerimônia de abertura do evento no dia 27; “sem dúvida alguma, Brotas é uma das principais cidades que deve virar Estância, enquanto estiver na Secretaria de Turismo lutarei para corrigir esta injustiça”, disse Valverde, arrancando efusivos aplausos de todos os presentes no Encontro; fato este que deixou a todos os envolvidos nesta luta muito satisfeitos. Brotas tornando-se Estância passará a receber mais recursos do governo estadual para investimentos em infraestrutura urbana e segurança, refletindo assim na melhoria na qualidade de vida da população. O Secretário de Turismo enfatizou ainda que, com apoio das autoridades, até o final deste ano a “Lei das Estâncias” estará aprovada, adotando critérios para os municípios se tornarem de Interesse Turístico e começar a receber verbas estaduais. “Os critérios de avaliação serão técnicos, por isso quem tiver condições técnicas será município habilitado”, disse.

Este Encontro é uma demonstração clara de que Brotas reconquistou, com a atual administração, o prestígio junto aos setores governamentais do Estado. Em seu emocionado discurso, o Prefeito Du Barreto afirmou estar muito feliz pela realização do evento em Brotas e que a agora a injustiça que existe há anos será corrigida, “O barco Brotas está mais próximo de seu porto tão sonhado que é tornar-se Estância Turística”, afirmou. Du Barreto disse ainda ser uma honra pela primeira vez na história Brotas receber o Secretário de Turismo, “a presença do Secretário Valverde e de demais importantes autoridades é um tributo à autoestima de nossa cidade, que passou por grave crise política e agora volta a fazer parte de grandes momentos”, finalizou. O evento aqui em Brotas teve cooperação do Presidente da Câmara Eduardo Esteves, que junto com os demais vereadores estão atuando neste mesmo objetivo para Brotas. Eduardo agradeceu a presença de todas as autoridades e destacou as belezas naturais de Brotas em seu discurso de defesa à cidade como merecedora do título de Estância. Também proferiram palavras em favor de Brotas e engrandecendo o evento, o Presidente da UVESP, Sebastião Misiara, “a entidade atingiu seu objetivo que é debater um projeto tão importante. O turismo é um dos mais importantes tripés para o desenvolvimento de um município. Brotas deu um verdadeiro exemplo. A vontade política das autoridades, a visão solidária da população e a visão estratégica dos empresários merecem ser reconhecidas”, afirmou.

Os deputados Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, João Caramez, coordenador da Frente Parlamentar de Apoio aos Municípios de Interesse Turístico e Célia Leão, presidente da Frente das Estâncias Turísticas também participaram e exaltaram a importância dos municípios na luta pela aprovação da “Lei das Estâncias”, bem como iniciarem todo o processo de organização para se tornarem Municípios de Interesse Turístico. O encontro também contou com a presença do presidente da APRECESP (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo) Antonio Luiz Colucci, que apoia a aprovação da “Lei das Estâncias” e também se posicionou favorável a Brotas, no sentido da cidade tornar-se Estância Turística.

Colaboraram com a UVESP na organização do evento a Secretaria Municipal de Turismo e o Gabinete da Prefeitura, através da Assessoria de  Comunicação.

Neilton Esteves
Assessoria de Comunicação
 

Copyright © 2010 Du Barreto