Keblinger

Programa do Sebrae-SP leva inovação para empresas de Brotas

| quinta-feira, 27 de junho de 2013

Empresas ligadas ao ramo turístico de Brotas assinaram Termo de Adesão do Programa ALI – Agentes Locais de Inovação do SEBRAE-SP, em evento realizado no último dia 25, no Salão Nobre do Paço Municipal e contou com a presença do Prefeito Du Barreto, do Secretário de Turismo Antonio Carlos Thobias Júnior, este responsável por trazer o projeto para Brotas, dos agentes do Programa e o do Consultor do SEBRAE de São Carlos Alexander Ferreira Lavelli.

O principal objetivo do programa é o de levar inovação ao dia a dia das empresas do segmento de serviços em Brotas e, automaticamente, contribuir para o fortalecimento do Turismo no Município. O programa geralmente é destinado para industrias, sendo a sua realização para empresas ligadas ao ramo de turismo em Brotas é inédita no Estado.

Empresários brotenses do setor assinaram no dia 25 o termo de adesão e passarão a receber até outubro de 2014, gratuitamente, o acompanhamento dos Agentes Locais de Inovação (ALI), programa lançado pelo Sebrae-SP na região de São Carlos em outubro de 2012. O programa visa promover a cultura da inovação com o objetivo de tornar as empresas participantes mais competitivas.

Neste ano, a atividade turística comemora duas décadas de sua implantação em Brotas. A Prefeitura, em parceria com o Sebrae-SP, Associação das Empresas de Turismo de Brotas e Região e Conselho Municipal de Turismo, já está planejando os próximos 20 anos, em ação ao que foi discutido no Fórum Brotas +20, no mês de maio deste ano.

Queremos fazer um planejamento para que Brotas continue sendo uma referência no turismo de aventura. Para isso, precisamos trazer a cultura da inovação e a criatividade para o setor”, afirma o Secretário de Turismo, Antonio Carlos Thobias Júnior. Para o Prefeito Du Barreto iniciativas como esta possibilitam a capacidade de renovação para as empresas de Brotas, sempre com o objetivo do bom atendimento aos brotenses, como também aos nossos visitantes; “estarei acompanhando de perto o andamento deste trabalho de assessoria, a todos empresários brotenses que aderiram merecem nosso reconhecimento”, disse o Prefeito.

Daniela Sanches, proprietária de um restaurante, foi uma das primeiras empresárias da cidade a fazer a adesão ao Programa ALI. “Eventos como a Copa estão próximos e precisamos estar preparados para um nível de exigência muito elevado. Queremos apresentar um serviço padrão, capaz de agradar turistas do mundo todo”, explica.

Andrea Reis, empresária de uma companhia que oferece passeios de quadriciclo em trilhas, também terá o acompanhamento do Sebrae-SP. “Brotas é uma referência no turismo de aventura. Novas ideias serão bem-vindas para que os negócios sejam incrementados e esta imagem se consolide ainda mais”, salienta.
De acordo com o consultor do Sebrae-SP, Alexander Ferreira Lavelli, os agentes - que são bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – farão, nesta primeira etapa, um diagnóstico nas empresas participantes e, num segundo momento, apresentarão um plano de ação. “O objetivo central do Programa ALI, é aproximar as empresas das soluções que o mercado disponibiliza, através da proposição de ações personalizadas para cada empresa participante. Ao promover melhorias no setor, pretendemos contribuir para tornar o turismo cada vez mais competitivo”, destaca.

As empresas de Brotas que tiverem o interesse em aderir ao Programa devem entrar em contato com o Escritório Regional do Sebrae-SP em São Carlos. São pré-requisitos ser Empresa de Pequeno Porte (EPP) e atuar nas áreas de serviço ou indústria. Todo o atendimento é gratuito. Informações pelo telefone (16) 3372 9503.

Neilton Esteves
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Brotas


Colaboração: Ana Laura Fiochi - Máquina da Notícia PR a serviço do Sebrae-SP
 

Copyright © 2010 Du Barreto