Keblinger

Du Barreto apresenta propostas para professores

| sexta-feira, 28 de setembro de 2012

11/08/2012 - Com Leandro Corrêa, candidatos explicaram aos educadores a proposta de governo para o setor
A coligação Brotas no Coração da Gente realizou na tarde de hoje, sábado, 11, uma palestra a professores da cidade. O candidato Du Barreto, em conjunto com seu vice, Leandro Corrêa, explicou aos educadores a grande proposta deles para o setor.
Aliás, o plano de governo de Du é nomeado de “Governar pela Educação”. A proposta revolucionária pretende tornar Brotas um modelo para o Brasil. Através da Educação Cidadã, por meio de condutas democráticas, será promovido o desenvolvimento equilibrado entre o econômico, o social e o ambiental, visando a dignidade da Pessoa Humana.
“Entende-se por Educação Cidadã todo o conteúdo que o aluno deverá introjetar quanto à grade curricular atual, mais os princípios éticos e regras de convivência, preparando-o para o convívio social e mercado de trabalho, segundo os princípios norteadores da LDB - Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A Educação Cidadã nas escolas e a conduta ética das autoridades, serão parâmetros para os demais cidadãos”, explicou Du.

Através dos alunos, Du pretende resolver os principais problemas de cada família da cidade. “Vejam, vi um caso uma vez de uma aluna que vivia com a mãe, os irmãos e o padrasto numa casa pequena. Nem porta do banheiro havia e todos dormiam na mesma cama. A mãe estava no quinto ou sexto relacionamento e a garota já tinha uma certa idade. A menina não se desenvolvia na escola e esse foi o que me chamou a atenção. Como resolver isso? Através dela, a secretaria de Habitação foi acionada, um quarto foi construído para as crianças e colocamos a porta do banheiro. Isso mudou o desempenho da menina na escola e a vida de toda a família”.

No plano de Du e Leandro, as leis municipais seriam alteradas para aumentar a autoridade dos professores. “Os educadores terão autoridade para acionar qualquer secretaria e até mesmo o prefeito. Todos os alunos da rede escolar municipal, em cooperação com a rede estadual e escolas particulares, serão conduzidos ao melhor desempenho de aprendizado, para a Educação Cidadã, através do processo didático-pedagógico, da análise e resolutividade dos problemas da pessoa humana em âmbitos escolar, familiar e social”, disse.

Para Du, “a resolutividade dos problemas que afetam o desempenho escolar do aluno, bem como sua dignidade e de sua família, nos setores da educação, saúde, assistência social, segurança, esportes, cultura, lazer, profissionalização, habitação, transporte, saneamento e meio ambiente, serão adotadas as medidas solucionadoras diagnosticadas pelo Programa BROTAS EDUCA, com prioridade de execução, enquadrando-as no orçamento municipal, e, principalmente, monitoradas pelos professores, a quem será dada uma nova autoridade para cobrar as atitudes, de todas as áreas da administração pública, previstas no referido programa de ensino e recuperação de alunos”.

O futuro prefeito de Brotas salientou ainda que “a sociedade brasileira atual passa por uma aguda crise de cidadania. Por todos os lados vemos aumentar, de forma alarmante, a corrupção do poder público, a venda das drogas, a criminalidade, a insegurança, a perda dos valores familiares e comportamentos sociais desprovidos de regras de convivência, além do grande número de cidadãos sem a devida formação profissional. Os municípios, por sua vez, são os locais onde vivem os cidadãos, portanto, a reconstrução da cidadania se inicia pelas ações municipais. Brotas, nosso orgulho, será estruturada para a formar  cidadãos ao trabalho e convívio social. A Bandeira Brasileira tem duas palavras: Ordem e Progresso. Restabelecendo a ordem na Prefeitura, buscaremos o progresso de Brotas”.

Du relembrou também o que suas administrações fizeram pela Educação, como o índice do Ideb de 6,1 (a Educação Fundamental de Brotas foi considerada entre as melhores do País), novas instalações para Secretaria Municipal de Educação, a construção da Escola de Tempo Integral do Jardim Modelo, a construção das escolas Maura, Sesi e José Lucente e das creches Alessandra de Mattos, dos bairros Patrimônio e Campos Elíseos. Na época de Du também foram ampliadas as escolas Zancolli, Runer e Sinhá, a construção da Quadra Coberta da Escola Zancolli, a cessão de terreno e professores para Creche Zilda Pinheiro, da Usina Paraíso a construção Espaço Cultural de Educação Continuada, a compra de 6 ônibus, 8 microônibus e 10 kombis para transporte de alunos.
Entre outras conquistas relembrados por Du, a Municipalização do Ensino Fundamental, o Plano de Carreira para Professores e Estatuto do Magistério, a implantação do Ensino Apostilado, o cursos de formação para Professores, o curso Superior de Pedagogia /Uniararas, aulas de Filosofia, Informática, Educação Ambiental e Inglês, a produção de Atlas Geográfico e Histórico de Brotas e o auxílio para Pós-Graduação de Professores Municipais.

Entre suas propostaspara a Educação, o candidato defende que os salários dos professores será o maior valor suportável pelo orçamento, capacitar os profissionais da educação, para nova realidade pedagógica, social, ambiental e econômica de Brotas, rever e atualizar o Plano de Carreia do Magistério, formar o Conselho da Educação com representantes legitimados e atuantes, ênfase para a recuperação dos alunos de baixo rendimento escolar, realizar o transporte rural de alunos com ônibus da prefeitura, terceirizando linhas apenas se não houver veículos e motoristas para fazê-las e para os alunos que cursam faculdade nas cidades de Jaú e São Carlos, será dada bolsa transporte de 100%.

Du pretende ainda implementar cursos de nível superior para serem ministrados em Brotas, conforme demanda a ser levantada, implementar a “Escola da Família” como política pública imprescindível ao desenvolvimento da Educação Cidadã, além de reorganizar, com a participação de todos os envolvidos, o Sistema de Ensino do Município, como as creches, o infantil, o fundamental, ensinos médio e superior, envolvendo as escolas municipais, estaduais e particulares, as creches funcionarão durante todo o ano, inclusive no período de férias escolares, reestruturar a rede física de escolas, salas de aula e equipamentos, conforme as novas demandas.

Ele anunciou ainda que participará de reuniões com todos os professores a cada 60 dias ou quando se fizer necessário, para discutir, democraticamente, todos os assuntos diretamente com os docentes, reorganizar a Escola Álvaro Calado, na sua vocação profissionalizante, para oferecer vários cursos necessários à atualidade, merenda escolar de qualidade, readequar todas as escolas com bibliotecas, laboratórios, informática e demais materiais didáticos e pedagógicos, promover concursos de leitura, redação e poesia, com farta premiação para os alunos.A antiga Escola do Sesi será reformada e destinada segundo as novas demandas educacionais, conforme decisão democrática dos professores e equipe pedagógica.
 

Copyright © 2010 Du Barreto