Keblinger

Prefeito Du Barreto recebe representantes da Amyris

| quinta-feira, 28 de março de 2013

O prefeito de Brotas, Du Barreto (PSL), recebeu em 12 de março a visita do gerente da empresa Amyris em Brotas, João Paulo Cherubim , e da analista de recursos humanos, Suzana Kitahara. Na pauta do encontro foram apresentados produtos da empresa e as metas da Amyris na cidade.
De acordo com  João Paulo, “a Amyris é uma empresa que nasceu nos Estados Unidos em 2003, com três pesquisadores  e um  orientador, onde tinham a tarefa  de desenvolver uma vacina anti-malária. A  Fundação de Bill Gates , que faz um trabalho voltado para ajudar às pessoas infectadas pela  malária, investiu 45 milhões de dólares neste trabalho.”

Os pesquisadores descobriram  que uma célula  de levedura com uma modificação  genética   consegue produzir  o mesmo princípio ativo de uma forma sustentável e bem mais barata. Finalizaram o projeto  em 2005  e em uma das cláusulas , é que os pesquisadores não teriam  lucros com a patente, e foi dada a uma grande empresa  fabricante  de medicamentos e hoje  fabrica mais de um milhão de  doses de vacina pra cura da   malária que são distribuídas  na África.
João Paulo afirma que  “o grande diferencial da Amyris  é que ela consegue fazer produtos que hoje são de fontes não-renováveis de uma forma renovável, entregando o produto com a mesma qualidade, com impacto ambiental  bem menor.”

Em Brotas, a Amyris já tem 54 funcionários e pretende ampliar este número para 70 até o final do ano.  O prefeito Du Barreto deixou a prefeitura à disposição da empresa, oferecendo ajuda no que depender do serviço público municipal. O prefeito disse ainda que pretende criar cursos técnicos para a formação de profissionais no município.

60 MILHÕES/

A unidade da Amyris em Brotas começou a funcionar em dezembro de 2012, em parceira com a Paraíso Bioenergia SA. É produtora de farneseno – substância base de três mil produtos como lubrificantes, cosméticos e polímeros – a fábrica é a primeira do mundo a usar caldo de cana para a obtenção do produto.  Além disso, o investimento realizado em Brotas – perto dos 60 milhões de dólares – fez com que a cidade fosse um dos destaques regionais na Pesquisa de Investimentos Anunciados no Estado de São Paulo (Piesp) elaborada pela Fundação Seade anualmente.
 

Copyright © 2010 Du Barreto