Keblinger

Brotas discute segurança pública

| sexta-feira, 22 de março de 2013

1º Fórum de Segurança teve participação democrática sobre série de ações para combater a criminalidade


O 1º Fórum de Segurança de Brotas reuniu autoridades civis e militares e grande número de representantes da sociedade civil organizada para discussão de ações ligadas à segurança pública no município. Foram dois dias de debates com excelente participação de todos os presentes no encontro e também total respaldo e boa vontade das autoridades em responder aos questionamentos, bem como na busca de soluções dos problemas apresentados. A discussão mostrou-se de alto nível e as propostas apresentadas foram todas colocadas em votação para decisão do plenário e em ampla maioria foram aprovadas.

Os trabalhos foram conduzidos pelo Prefeito Municipal Du Barreto, que foi auxiliado pelo Delegado de Polícia Dr. Douglas Falsarella Brandão do Amaral e o Tenente Ademar Gregolim Júnior, comandante do Pelotão da Polícia Militar de Brotas. No primeiro dia do encontro, além  das autoridades acima citadas, fizeram parte da mesa e foram muito participativos o Juiz de Direito da Comarca de Brotas, Dr. Reginaldo Siqueira, o Promotor de Justiça da Comarca de Brotas, Dr. Marcus Patrick de Oliveira Manfrin, Eduardo Esteves, Presidente da Câmara Municipal, Tenente Coronel Marco Antônio Melli Belagamba, Comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar do Interior e o Capitão Silmar da Silva Sendin, Comandante do 3º Subgrupamento, do 16º Grupamento do Corpo de Bombeiros (este também presente no segundo dia do evento). Os Vereadores Modesto Salviatto, Carlos Alberto Frederigi (Fred), Professor Sucena, Cláudio Macalé, Mirinho e Luiz da Vela também participaram.

Entre os tópicos discutidos destacam-se a atuação da Guarda Civil Municipal, que além de sua obrigação constitucional, também poderá atuar em cooperação com a Polícia Militar nas ações preventivas e repressivas, tudo discutido e com o apoio do plenário e de autoridades que compuseram a mesa. A instalação de câmeras de segurança em vários pontos da cidade e nas escolas do município também foi aprovada, assim como contratação de empresa especializada para rondas de vigilância nos estabelecimentos de ensino e em pontos estratégicos do município (vigia noturno). A realização do Fórum possibilitou a formação e reativação do CONSEG - Conselho Municipal de Segurança, que vai contar com 15 integrantes, representantes de entidades da sociedade civil, ruralistas, comerciantes e autoridades, como o Prefeito Municipal, Delegado e Comandante do Pelotão da Polícia Militar; o Juiz de Direito, Dr. Reginaldo, prontificou-se a participar constantemente das reuniões. O Prefeito Municipal, com a concordância de todos, inclusive dos vereadores presentes, propôs a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, que terá como uma de suas principais missões coordenar
o trabalho de cooperação entre a Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, além de trabalhar para que as questões em pauta no Fórum sejam colocadas em prática. Para ação cooperada entre a Guarda e a Polícia Militar pretende-se criar uma central de atendimento na busca de maior eficiência no recebimento de informações e denúncias. Outro ponto importante definido é que a Prefeitura irá formar parceria com a Polícia Militar para a função delegada do policial, quando este estiver em sua folga; isto vai possibilitar um reforço em policiamento e ações integradas com a guarda para a zona urbana e zona rural. Em relação às medidas de segurança para a zona rural, ficou estabelecido que um geo referenciamento será feito pela Prefeitura para facilitar a ronda em todas as propriedades rurais do município, que somam aproximadamente 750. Foi exposto que será providenciado um sistema eficiente de comunicação, seja por rádio ou telefonia móvel ou fixa, além de implantação de sistema de vídeo monitoramento. Para a zona rural será intensificado o patrulhamento da Polícia Militar e Guarda Municipal (que terá nova viatura para esta finalidade, conforme afirmou o Prefeito Du Barreto) e também serão afixadas placas com informações úteis para denúncia. Foi anunciado também pelo Prefeito Municipal que, a partir do próximo ano, toda a arrecadação do ITR – Imposto Territorial Rural – será administrada pelo Conselho Municipal de Agricultura, que, entre outras prioridades, poderá investir parte do imposto em ações de segurança.


Combate sistemático, eficaz e constante às drogas de maneira terapêutica, educativa, preventiva, ostensiva e repressiva tomou grande parte das discussões no segundo dia. Estabeleceu-se que a Guarda e a Polícia agirão de forma conjunta na repressão ao tráfico, ações educacionais com pais e alunos serão desenvolvidas nas escolas, que ainda proporcionarão ensino de ética, civismo e cidadania nos níveis fundamental e infantil. As autoridades se propuseram a participar, através de palestras direcionadas aos pais em todas as escolas da cidade, com objetivo de conscientizar quanto aos problemas decorrentes das drogas na estrutura familiar e na sociedade. Deverá ser implantada uma série de projetos sociais para ocupação do menor aprendiz junto ao empresariado brotense e também serão criados a Guarda Municipal Mirim e o Grupo de Escoteiros, tudo para evitar o ingresso ou tirar crianças, adolescentes e jovens do caminho das drogas.

Ao final, a avaliação de todos foi muito positiva, “homens e mulheres de bem, que amam nossa cidade e não querem o triunfo do mal, participaram de forma brilhante do Fórum e se propuseram a ajudar e isso deve ser destacado”, disse o Prefeito Du Barreto. Para o Tenente Coronel Belagamba, Comandante do 37º BPMI, a realização deste evento deve ser seguida como exemplo para as demais cidades da região: “se todas as cidades da área de nossa cobertura se propusessem a discutir segurança como Brotas promoveu o Fórum, com certeza o trabalho da Polícia seria mais facilitado, pois a identificação e enfrentamento dos problemas mostra a seriedade da comunidade e autoridades na busca de alternativas e isso nos facilita no trabalho de prevenção”, disse.  O Juiz e o Promotor da comarca de Brotas avaliaram o encontro como muito produtivo, “agora que foi formado o CONSEG estas questões devem ser acompanhadas e colocadas em prática”, afirmou o Promotor Dr. Marcus Patrick. “Vários setores da sociedade participaram e isso contribui para se cobrar de nós autoridades os resultados das ações”, completou o Juiz Dr. Reginaldo Siqueira.

 

Copyright © 2010 Du Barreto