Keblinger

Prefeito Du, com apoio da Câmara Municipal, lança o maior projeto habitacional de Brotas

| sexta-feira, 16 de agosto de 2013


Em evento histórico e nunca visto antes em Brotas, o Prefeito Du Barreto reuniu-se com cerca de 2.500 pessoas para a 1ª Reunião de Orientação sobre Moradias Populares, no Ginásio do Brotão, na última quarta, dia 14, em que  foi lançado o maior  projeto habitacional de Brotas, cujo objetivo é atingir a construção de até 800 unidades entre casas e terrenos. Centenas de famílias interessadas compareceram, arquibancada ficou lotada e muitos ainda ficaram do lado de fora do Ginásio; foi preciso também liberar parte da quadra para as pessoas entrarem e se acomodarem.

A organização do evento, coordenada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional, envolveu todas as secretarias municipais; o Ginásio foi dividido: de um lado ficaram as famílias que já haviam feito cadastro anteriormente e do outro aqueles que não possuíam cadastro.

O Prefeito Du Barreto ajudou pessoalmente na organização e acomodação das pessoas, que se comportaram de maneira ordeira e exemplar. Após tudo organizado, Du Barreto começou a reunião com as explicações sobre o tipo de moradia que Brotas vai disponibilizar neste novo projeto habitacional: 200 casas através da CDHU, 300 lotes urbanizados e mais 200 casas através do Programa Federal Minha Casa Minha Vida. Para o Bairro do Patrimônio, Du Barreto também anunciou a construção de 25 moradias. O Prefeito de Brotas falou que uma área de aproximadamente 8 alqueires já foi adquirida nas proximidades da Escola Edna, ao lado do Jardim Modelo. Neste mesmo local a Prefeitura já está negociando a aquisição de mais 5 alqueires para a conclusão do projeto do novo núcleo habitacional. Nas orientações sobre os planos, chamou atenção do público presente as cotas  de moradias, sendo anunciado pelo Prefeito que serão destinados 3% aos Guardas Municipais e Policiais (com exceção das casas da CDHU), 4% para pessoas com deficiência, 5% para idosos, 3 % para solteiros acima de 40 anos e 7% para mães solteiras.
O cadastro das pessoas dos últimos dez anos continua valendo, desde que procurem a Empresa Municipal para atualizarem os dados. Já para as pessoas que não possuem cadastro, os dados que foram colhidos pelos voluntários (nome, endereço e telefone) servirão para convocações, através de grupos, para efetuarem o completo cadastramento.

O Governo Municipal se mostra sensível à necessidade das pessoas em buscar a Casa Própria; ciente disso, o Prefeito Municipal, com o apoio da Câmara Municipal, tem desenvolvido ações para conquistar o máximo de moradias para Brotas, junto ao Governo Estadual e também Governo Federal. “Em uma cidade do porte da nossa, o máximo que um Prefeito consegue fazer em 4 anos é em torno de 200 moradias, estamos anunciando um projeto de mais de 700, ou seja, um núcleo habitacional gigantesco; tudo isso demanda um certo tempo, mas vamos buscar concretizar todos estes planos para contemplar a todos os necessitados”, disse o Prefeito Du Barreto.

Ainda na reunião, uma comissão de moradores foi instituída para fiscalizar e ajudar o Prefeito e a Empresa Municipal quanto aos critérios de distribuição das casas e terrenos; tudo para evitar a distribuição incorreta para aqueles que não atendem os critérios estabelecidos em cada plano: tempo de moradia em Brotas, já possuir moradia ou ter restrição de crédito em instituições financeiras como o SERASA são alguns deles. “Essa comissão poderá apontar as irregularidades e corrigir possíveis injustiças na distribuição”, disse o Prefeito. Embora as regras de seleção anunciadas estejam em vigência, o Prefeito de Brotas anunciou que se reunirá com os vereadores para receber possíveis aperfeiçoamentos, dentro do espírito democrático que reina nas relações entre os Poderes de Brotas.

Além de Du Barreto, estiveram presentes na histórica reunião, a Primeira Dama e funcionária da CDHU, regional de Bauru, Sandra Cristina de Meira Barreto, Vice Prefeito Leandro Corrêa, Presidente da Câmara Eduardo Esteves e os vereadores Bruno César, Cláudio Macalé, Fred da Ambulância, Mirinho, Luiz da Vela e Valdir Sgorlon.

Neilton Esteves
Assessoria de Comunicação

 

Copyright © 2010 Du Barreto