Keblinger

A maior obra realizada no município

| quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
Prédio do Sesi foi construído com recursos da Fiesp; Convênio foi assinado na gestão de Du Barreto

 

Com um investimento na casa dos R$ 12 milhões, o novo Sesi de Brotas começou a funcionar dia 6. O convênio foi assinado em setembro de 2008 pelo então prefeito Orlando Barreto, o Du (PSL), diretamente com o presidente emérito da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Carlos Eduardo Moreira Ferreira e o presidente da entidade, Paulo Skaf (PMDB). Moreira Ferreira e a então vereadora Leda Maria Negrão foram os dois grandes responsáveis pelo acordo. “Esta obra materializa a luta árdua que o Dr. Carlos Eduardo Moreira Ferreira desenvolveu para alcançar essa magnífica escola. Este feito também contou com a colaboração e empenho do Sindicato dos Produtores Rurais e da Câmara de Brotas”, lembra Du.
A nova unidade em Brotas tem dois prédios com o formato de um arco duplo e foi concebida com 16 salas de aula, laboratórios de informática, química e biologia, ciências físicas, biblioteca escolar com acervo atualizado, recreio coberto, duas áreas de convivência, sala de música com almoxarifado, sala de artes cênicas, sala de ciência e tecnologia e quadra coberta.  Serão atendidos mais de 650 alunos do ensino regular (fundamental e médio) e da educação de jovens e adultos. Todas as atividades serão integradas a atividades de saúde, cultura, nutrição, esporte e lazer.
“Segundo nossa área de educação, o novo projeto arquitetônico das unidades escolares visa oferecer um espaço amistoso para a aprendizagem e a implantação do ensino em tempo integral, o que atualmente é impossível devido a limitações de espaço e estruturas do prédio atual, que é cedido pela prefeitura”, explicou Rosangela Gallardo Souza, assessora de imprensa do Sesi.
Com a criação do ensino em tempo integral, os alunos do ensino fundamental passam a entrar na escola no período da manhã e saem à tarde, permanecendo nove horas na escola, realizando vivências complementares de esportes, arte, cultura e tecnologia, além das refeições diárias compostas de café da manhã, almoço e lanche da tarde.

DIFERENCIAL/ Segundo Rosangela, “a proposta educacional do Sesi é própria, construída pelos técnicos em Educação da Rede e está baseada na concepção que engloba o processo de ensino, de aprendizagem e de pesquisa. Esta diretriz curricular contempla os princípios e objetivos da rede, fundamentos e pressupostos pedagógicos, as expectativas de ensino e de aprendizagem e indicações para prática educativa”.
Ela lembra que o processo de ensino e de aprendizagem está centrado na ação de construção do conhecimento, numa abordagem interdisciplinar. As atividades são planejadas pelos professores a partir das orientações contidas nos Referenciais Curriculares da Rede Escolar Sesi. “Desta forma garante-se a unicidade do ensino oferecido pelo Sesi no Estado de São Paulo, podendo haver diversidade nos procedimentos para organizar o processo de ensino e de aprendizagem, entre as unidades escolares”, explica.
O Sesi conta ainda com material didático próprio, desenvolvido para ser utilizado pelos professores e alunos.  A utilização de livro didático é entendida como um recurso pedagógico a serviço da aprendizagem, uma vez que o ponto de partida deste processo é o conhecimento prévio dos alunos, subsidio fundamental para o professor planejar e desenvolver seu plano de trabalho.
Atualmente, o Sesi mantém 215 Unidades Escolares, localizadas em 109 municípios do estado de São Paulo, atendendo cerca de 90 mil alunos da educação básica por ano. A nova escola reforçará este contexto de aprendizagem em ambientes diferenciados com laboratório de informática, sala de ciência e tecnologia para o ensino de robótica, biblioteca com acervo atualizado, pátio coberto om mesas de jogos para recreação e quadra coberta para múltiplas atividades de esportes e lazer.

Fonte: Jornal Ideias
 

Copyright © 2010 Du Barreto