Keblinger

Biografia

| quarta-feira, 16 de março de 2011

Orlando Pereira Barreto Neto  (Du Barreto)



Nos primeiros dias de fevereiro de 1955, Dona Edna de Moura Barreto e o Senhor Jarbas dos Santos Barreto, residentes em Brotas, Estado de São Paulo, seguiram para a capital em busca de assistência médica ao parto que se fazia iminente, devido o único clínico geral de Brotas ter se adoentado. No dia 05 de fevereiro de 1955, nasceu o terceiro filho do casal, de parto natural, Orlando Pereira Barreto Neto. Três dias após regressaram à querida “Terra Brotas”.

Após passar a primeira infância na granja de seu pai, chamada Aviário Santa Rita, em Brotas, em 1962 iniciou seus estudos no único Grupo Escolar brotense, Dona Francisca Ribeiro dos Reis. Nesta época o menino Orlando já era chamado por todos carinhosamente, de “Du Barreto”. Terminada esta fase escolar, seguiu, em 1966, para o Ginásio Estadual sediado na Escola Álvaro Callado e daí, em 1971, para o colegial na nova Escola Estadual Professora Dinah Lúcia Balestrero, que acabara de ser construída em Brotas.

Com 19 anos completos, em fevereiro de 1974, foi a para a cidade de São Paulo fazer o cursinho Anglo Latino, e ingressou na FEI - Faculdade de Engenharia Industrial, localizada em São Bernardo do Campo, SP, na qual cursou engenharia eletrônica até o terceiro ano. Regressou à inesquecível Brotas para iniciar, no final de 1977, sua empresa “Frangos Du” Distribuidora de Frangos. No início, com vendas ambulantes casa a casa, depois uma loja de varejo, até passar a distribuir seus produtos, por atacado, em quinze cidades da região.

Du Barreto orgulha-se de ter conhecido os valores da vida em sua infância e adolescência em Brotas. Desfrutou de ambientes inesquecíveis como o Grupo Escolar Dona Francisca, o Rio Jacaré, o Jardim Central, a Sede Mariana, a Igreja Matriz, o Cine São José, a Rádio Brotense, a Festa de Santa Cruz, o Grêmio Literário e Recreativo Brotense, o Clube de Campo, o Clube Atlético Brotense e o Três de Maio Futebol Clube.

Em sua formação pessoal, teve a influência de sua avó, Dona Sinhá Silveira Mello Soares, presidente da Legião Brasileira de Assistência, a quem acompanhou em suas ações junto às camadas mais humildes e necessitadas da população, e de seu avô, Doutor Argemiro Soares de Moura, cirurgião dentista e ex-vereador. Também foi influenciado por sua tia, Maria Silveira Florin, e sua mãe, Edna Soares de Moura Barreto, ambas respeitadas professoras, com as quais aprendeu o valor da Educação. Com seu pai, Jarbas dos Santos Barreto, gerente de banco, com rica cultura geral e política, despertou para o empreendedorismo e a compreensão do mundo político.

Em 1983, casou-se com a brotense Leda Maria Negrão, cirurgiã dentista, com quem teve três filhos: Ana Elisa Negrão Pereira Barreto (17/05/1984), João Pedro Negrão Pereira Barreto (13/02/1986) e Olavo Negrão Pereira Barreto (15/09/1988), divorciando-se 18 anos após, em 2001.

Du Barreto teve o primeiro contato com a política partidária em 1982, a convite do Senhor Severino de Oliveira Saldanha, político militante do PDS de Brotas, para candidatar-se a vereador. Foi candidato, mas não conseguiu eleger-se naquele pleito, faltando apenas 22 votos. Em 1988, desta vez a convite do ex-prefeito Lourival Jaubert da Silva Braga, do senhor Valdir Sgorlon e demais lideranças locais do PDS,  disputou a eleição ao cargo de Prefeito Municipal, ficando em segundo lugar, com 77 votos a menos que o eleito.

Em 1992, novamente a convite deste grupo político, voltou a disputar a eleição para a Prefeitura de Brotas, elegendo-se com aproximadamente 70% dos votos válidos, suplantando o segundo colocado em 3.784 votos.

Começou ali, em janeiro de 1993, a Administração Municipal “Brotas no Coração da Gente”, a qual veio transformar positivamente a cidade de Brotas devido, principalmente, a implantação de um modelo de desenvolvimento econômico baseado no ecoturismo e turismo de aventura. Em dezembro de 1996, ao final da Administração Municipal, Brotas tornara-se conhecida nacional e internacionalmente, tendo adquirido estruturas e equipamentos sociais fundamentais, tais como: projeto turístico, estação rodoviária, pronto socorro médico 24 horas, centro cultural, transporte coletivo urbano, novos bairros sociais, reorganização das entidades beneficentes como a Casa da Criança e APAE, e filantrópica como o Hospital Santa Terezinha e a reorganização da saúde e educação pública, inclusive com instituição de Escola do SESI.

No ano de 2000 candidatou-se novamente e se elegeu para o segundo mandato de Prefeito de Brotas, agora filiado ao PSDB e em 2004 reelegeu-se para o mesmo cargo, também pelo PSDB.  Findo este último mandato em 2008, Brotas alcançou índices que a destacaram como município modelo, quer sejam: IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 6,1 (acima da média nacional), IDH - Índice de Desenvolvimento Humano elaborado pela ONU - Organização das Nações Unidas em 0,817 (ótima qualidade de vida), consolidação de Brotas como destino turístico, crescimento da área urbana em 100%, aumento populacional em 56%, abastecimento de água tratada, esgoto tratado e aterro sanitário em 100%.

Du Barreto participou ativamente da comunidade brotense. Foi presidente do Três de Maio Futebol Clube, diretor da Casa da Criança de Brotas, diretor do clube social Grêmio Literário e Recreativo Brotense, diretor do Clube de Campo de Brotas e presidente da festividade católica, Festa de Santa Cruz (1991).

Como administrador público, Du Barreto, representando Brotas, foi premiado pelo SEBRAE como Prefeito Empreendedor em 2001, pelo jornal Gazeta Mercantil com Balanço Ambiental 2001, pela Revista Ecoturismo como Melhor Destino Ecoturístico de 2003. Teve todas as suas contas públicas aprovadas a frente da Prefeitura de Brotas, pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, e pela Câmara Municipal de Brotas.
Em 2005, ingressou no curso de Direito das Faculdades Integradas de Jahu, vindo a formar-se no final de 2009, ingressando na Ordem dos Advogados do Brasil com a inscrição OAB-SP 302.278. O trabalho de monografia de conclusão de curso foi em Direito Administrativo.

Em 2010, fundou a empresa Barreto & Negrão Informações Administrativas Ltda. que presta assessoria e consultoria para prefeituras nas áreas jurídica, administrativa, educação, saúde, meio ambiente e turismo.

Reside em Brotas, à Avenida Mário Pinotti, 585, Centro, CEP 17380-000

 

Copyright © 2010 Du Barreto