Keblinger

Educação de Brotas está de luto

| sexta-feira, 6 de maio de 2011
O Desfile Cívico de 3 de Maio, em alusão ao aniversário de Brotas, teve um componente inusitado. Muitos professores municipais desfilaram vestidos de preto e levaram faixas fazendo afirmações  que estavam de luto e que educação é coisa séria. A passagem dos educadores foi seguida por muitos pais, os quais aplaudiram efusivamente. O  motivo deste protesto foi o Prefeito ter demitido , por telefone, 28 dias após a Secretária Municipal ter sido escolhida pelos professores da rede, e o Prefeito ter dado a palavra que acataria aquela decisão democrática e que ela teria o seu total apoio.
O Prefeito não cumpriu!
Segundo entrevista da própria secretária exonerada, pela Rádio Brotense, dentre outras coisas que poderiam ter desgostado o Chefe do Poder Executivo, ela interceptou uma compra de gibis que seria efetuada em torno de R$ 50.000,00 e, no entanto, diligenciou para reduzir essa compra para R$ 7.000,00. De fato! A educação em Brotas corre sérios riscos! No prazo de um mês Brotas teve três secretárias de educação, pois a que foi demitida substituiu a antecessora, que ficara apenas dois dias no cargo.
O Prefeito faz compras sem avaliar corretamente as quantidades e as necessidades da educação. Quando o Prefeito aceitou como secretária a líder de um movimento educacional, realizou sua medida mais inteligente até agora, mas como tem dificuldades em conduzir processos democráticos, deixou a situação pior ainda do que estava.
O luto dos professores se justifica, muito da educação morreu.

PAPA JOÃO PAULO II      

Em 1º de maio foi beatificado um dos maiores papas da Igreja Católica e ,para mim, o maior homem que o século passado produziu: o Papa João Paulo II.  Era o meu guia na Terra (e continua a sê-lo no céu). Este papa foi venerado por milhões de pessoas em todo o mundo. Dele emanavam carisma e santidade de maneira natural, de maneira tão intensa  a ponto de  arrebatar, instantaneamente,  os corações e fé daqueles que o ouviam. Era o grande líder espiritual do mundo. De onde vinha a sua Santidade? Com certeza, ele vivia as Palavras de Cristo. Seu pontificado foi um exemplo vivo daquele que praticava os Mandamentos Divinos. Nós, comuns mortais, quando fazemos a oração do Pai Nosso, em certo trecho dizemos “ perdoamos aqueles que nos tem ofendido”, mas... na vida prática raríssimos são aqueles que realmente perdoam seus ofensores. O Papa João Paulo II não só perdoava os que o ofendiam, mas sim até aquele que lhe deu um tiro no peito para matá-lo. Ele viveu a Palavra e esta o santificou.

DIA DAS MÃES

Neste Dia das Mães penso que devemos dirigir a palavra aos seus filhos. Quantos filhos, neste dia, procuram um presente especial para homenageá-las? Um presente caro, um presente diferente etc... Mas, o interessante é que o coração de Mãe coloca as questões materiais em segundo plano e valoriza mais o amor que os filhos possam lhes dedicar.
O melhor presente que podemos dar as nossas mães, sem dúvida, e não só neste dia especial, mas em todos os dias do ano, é cumprir tudo aquilo que elas nos ensinaram, pois assim seus corações se enchem de orgulho e recompensa materna. Feliz é a Mãe que tem  filho que a respeita, que lhe dá atenção, lhe dá carinho e que segue o bom caminho.
Os filhos não precisam sair procurando, o melhor presente está com eles. Minha Mãe mudou-se daqui, hoje ela vive no céu, mas em nome da Dª Edna Soares de Moura Barreto eu reverencio, homenageio e me curvo perante todas as Mães. Que Deus as abençoe com muita saúde.

 

Copyright © 2010 Du Barreto